Qual a diferença entre sonhar ou viver sonhando?
Vamos refletir… na minha opinião, sonhar é imaginar a mim mesma, realizando algo no futuro próximo ou distante. Algo que eu possa, com certo esforço e dedicação alcançar. Esse desejo vem à minha mente mais de uma vez, e em dado momento eu o agarro e penso: puxa vida, eu posso e vou fazer isso acontecer! Eu foco naquilo, monto uma estratégia, e parto para a ação.
Já, viver sonhando, pode ter algumas vertentes como: querer muito algo, porém, se deixar levar pelas distrações diárias, pelos prazeres momentâneos e assim distanciar-se cada vez mais desse sonho. Penso que isso acontece com todos nós, em determinados tipos de sonhos. Penso que um dos exemplos mais comuns é sobre o sonho de estar bem com seu corpo, de manter uma rotina de atividade física a fim de alcançar e manter o peso que julga ser ideal.
Como seres humanos, entendo que todos já tenhamos vivido um pouco dos dois cenários em nossas vidas.
Um erro comum que eu e talvez você também já tenha cometido é abandonar um sonho. E claro, viver com o arrependimento de não ter tentado.
Vou citar aqui dois motivos comuns pelos quais abandonamos os nossos sonhos:
Um deles é deixar de tentar pelo fato de pensar que não é capaz de realizar, o que podemos chamar de auto-sabotagem.
O outro motivo, similar, mas que apresenta de forma inversa é a pessoa se julgar tão “foda” que não precise dedicar tempo ou esforço e dessa forma deixar para fazer as tarefas necessárias na última hora. A tão famosa procrastinação.
Subestimamos a necessidade de dedicar um pequeno tempo diário em tal projeto, achando que dá pra fazer tudo numa única tacada e acaba que naquele dia que esperavámos fazer o que deveria ser feito, algo inesperado acontece e tudo vai por água abaixo. O que nos causa frustração, decepção e outros sentimentos destrutivos.
Esses são dois dos inúmeros motivos que podem nos tirar o prazer de dizer: Eu fiz!, Eu errei! Eu aprendi! Eu vivi! Eu cresci! E muitos outros…
E você? Já abandonou algum dos seus sonhos?
Escreve no comentário o que te levou a abandonar um ou mais sonhos da sua vida?
Você já ouviu ou já disse uma dessas frases?
- Sou muito velho, sou muito velha.
- Já passei da idade para fazer esse tipo de coisa.
- Na minha idade não vale mais a pena estudar. Essa daqui, eu mesma ouvi recentemente, de uma amiga querida, fiquei chocada, pois ela tem a minha idade e é uma pessoa que eu admiro e considero super inteligente.
Na minha opinão o que pode nos limitar é a falta de saúde, porque de resto, tudo, praticamente tudo, tem uma solução.
Você pensa que idade pode nos tornar mais sábios? Eu acredito que sim. E com essa sabedoria, podemos aproveitar melhor as oportunidades que se apresentam à nossa frente.
É exatamente como ensina a Profª e Filósofa Lúcia Helena Galvão na palestra OS SÍMBOLOS E AS CHAVES DE SINCRONICIDADE, onde ela trabalha o tema: Aprenda como reconhecer e interpretar essas chaves de sincronicidade para transformar sua vida e aprimorar sua percepção do mundo ao seu redor.
Eu mesma sou prova disso, tive uma vida muito boa, aproveitei muito até os 40 anos, mas depois de atingir essa idade, passei a tomar consciência dos meus desejos de vida e fiz uma análise de quais eram os sonhos que realmente importavam para mim. E de forma consciente e planejada eu fui buscar condições para realizá-los, e continuo a conhecer muito mais lugares e pessoas do que em toda a minha juventude.
Sonhos, são todos válidos e diferentes para cada pessoa. No meu caso, os sonhos que eu tinha eram conectados a conhecer outros países e aprender outros idiomas, mas por muito tempo os deixei de lado por estar conformada de que eles estavam muito longe do meu alcance. Eu observava as pessoas ao meu redor planejando suas viagens enquanto eu ficava cada vez mais longe de realizar. Até que um belo dia, o generoso Universo que já sabia do meu interior, me apresentou um cenário favorável à realização do meu sonho. Vou te contar:
Olha só, em 2013 eu montei o meu escritório em uma sala alugada dentro de uma escola de Inglês, e foi nesse ambiente que o meu desejo aflorou cada dia mais, até que eu comecei, sem perceber, a planejar o meu intercâmbio. E assim, pouco tempo depois, essa que vos fala, passou do status de “viver sonhanho” para de fato viver o meu grande sonho. E posso dizer que passei para uma nova e importante fase da minha vida. A qual pretendo dividir detalhes contigo nos próximos posts.
E você, qual a sua idade? Acredita que ela possa ser um limitador? Até quantos anos você acha que devemos estudar? Escreve nos comentários que eu vou gostar de saber a tua opinião.
Vem comigo e vamos trocar experiências, quero saber quais foram os sonhos que você já realizou e quais você ainda deseja realizar. O que te falta para concretizar teu sonho?
Precisa de ajuda? Quer conversar sobre o seu sonho? Tem um sonho mas não sabe como montar uma estrátégia para realizá-lo?
Vamos conversar, eu posso te ajudar!
Se você chegou até aqui, saiba que está realizando um sonho meu, que é o sonho de dividir as minhas experiências e fazer diferença na vida daqueles que passam pelo meu caminho.
Subscreve com seu e-mail para continuar a receber os próximos conteúdos, e também segue a página do instagram @gowithMarcia
Um abraço fraterno,
Até logo!
Estou amando seus posts
Temos que ser eternos aprendizes
Lifelonglearningers
Sim confesso que ja absndonei olguns sonhos, mes este post me inspirou a me reconectar com eles
Bj❤️❤️